quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TV Aparecida fará programa especial da Festa da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes na Fontana Freda.

A TV Aparecida de São Paulo fará um programa especial sobre a Festa da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes que acontecerá no dia 09 de fevereiro próximo, na localidade da Fontana no interior do município de Jaguari. Na ocasião, será contada a história da segunda maior festa religiosa do município que acontece já há 77 anos. Antes, porém uma equipe de reportagem da TV Aparecida chegará ao município, para também gravar um programa especial destacando as potencialidades de Jaguari, seus pontos turísticos e sua história, no programa Vida no Sul.
O especial contando a história da Festa da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e as potencialidades de Jaguari, terá duração de 30 minutos. Na segunda-feira, 27, o prefeito João Mário Cristofari esteve reunido em seu gabinete com o produtor executivo do Programa Vida no Sul da TV Aparecida Isnar Borges, tratando da questão. Também esteve presente ao encontro Gilmar Salin, um dos festeiros da Festa da Gruta de Nossa Senhora e Lourdes da Fontana Freda. A Festa que deverá receber um público de mais de 3 mil pessoas, terá shows com Nilton Ferreira, Miguel Marques e Antônio Gringo, este último, apresentador do programa Vida no Sul da TV Aparecida.
Para o prefeito João Mário Cristofari essa é a oportunidade de dar visibilidade a segunda maior festa religiosa do município. “Estamos convictos que precisamos mais do que nunca dar uma dimensão um pouco maior a estas festividades de Jaguari. Nosso município tem essa característica de promover grandes eventos, por isso precisamos divulgá-los mais visando atrair o público da região e do estado para a nossa cidade”, comentou.
Além da Festa da Gruta de Nossa Senhora e Lourdes da Fontana Freda, Jaguari também promove a Festa da Padroeira do Município com uma duração de 9 dias, o que se constitui assim na maior festa religiosa da cidade. “Mas temos em Jaguari cerca de 52 comunidades e, todas elas promovem festividades religiosas”, apontou o chefe do executivo municipal jaguariense.

Carnaval de Jaguari terá câmeras de monitoramento

Uma das atrações do Carnaval de Rua de Jaguari e, que contribuirá em muito para a segurança e tranqüilidade dos foliões que estarão presentes este ano no evento, será a instalação de câmeras de monitoramento na cidade. O anúncio é do prefeito João Mário Cristofari. Conforme ele, deverão ser instaladas três novas câmeras de monitoramento inicialmente. Um delas deverá ser instalada nas proximidades do Instituto Estadual de Educação Guilhermina Javorski, na Avenida Severiano de Almeida, palco do Carnaval de Rua. A outra, deverá ser implantada na esquina das avenidas Severiano de Almeida e 7 de Setembro. E uma terceira será instalada na esquina das avenidas 7 de Setembro e Júlio de Castilhos, onde estão localizados instituições bancárias como: Banco do Brasil, Banrisul e Sicredi.
A prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Município já instalou uma primeira câmera de monitoramento na esquina das ruas 7 de Setembro e Carlos Callegaro, no Calçadão de Jaguari, como projeto piloto, e que vem servindo para o monitoramento de uma região central da cidade, num raio de 600 metros.
Na tarde de quarta-feira, 29, o prefeito João Mário Cristofari esteve reunido em seu gabinete com o vice-prefeito Sidi Santos, com a delegada de polícia Fernanda Seibel Aranha, com o comandante da Brigada Militar tenente Alcemar Réchia, com a presidente da Câmara de Vereadores Cátia Siqueira, e com o presidente da Associação Comercial e Industrial José Luis Limana. Na pauta do encontro, a instalação das novas câmeras de monitoramento da cidade.

Prefeitura de Jaguari doa área para o Poder Judiciário para construção de um novo prédio para o Forum local

Em cerimônia realizada na tarde de quarta-feira, 29, nas dependências do Centro Administrativo Municipal de Jaguari, o prefeito João Mário Cristofari realizou a assinatura da escritura de doação de uma área urbana de 1.500 metros quadrados para o Poder Judiciário, com a finalidade de que ali seja construído o novo prédio do Forum local. A área doada, localizada próximo a prefeitura, foi desapropriada pelo município.
O investimento do município nesta doação foi de R$ 145 mil. O ato teve a aprovação da Câmara de Vereadores, e a doação foi sancionada pela Lei Municipal nº 2.921 de 7 de dezembro de 2012. A construção do novo prédio do Forum de Jaguari está orçada em R$ 6 milhões. A obra com três pavimentos terá uma área construída de 1.277 metros quadrados.
Durante seu pronunciamento na cerimônia de assinatura da escritura de doação, o prefeito João Mário Cristofari destacou que estava concretizando mais uma ação de transformação no município. “Isso faz parte de nossas atribuições como ente federado. Esperamos também que o estado possa ser pai e, nos auxilie quando nós precisarmos”, manifestou o prefeito. Ele aproveitou para solicitar ao Poder Judiciário que seja parceiro do município no projeto de instalação de câmeras de monitoramento
na cidade, buscando ampliar as ações de combate a criminalidade, e assegurando mais segurança a população.
Autoridades visitam área doada

Por fim, o prefeito jaguariense manifestou seu desejo de estar presente na inauguração do novo prédio do Forum local. “Meu mandato se encerra no dia 31 de dezembro de 2016. Eu quero estar presente nessa inauguração. Esse é o meu desejo”, ressaltou o chefe do executivo municipal de Jaguari. Após a cerimônia, as autoridades presentes a cerimônia foram convidadas a visitar a área onde será construído o novo prédio do Forum local.